Com o fim de dar a Deus o culto devido e prestar um serviço adequado ao Povo de Deus, a Igreja estabeleceu desde tempos muito remotos alguns ministérios segundo os quais se confiava aos fiéis exercer ofícios na liturgia e na caridade, acomodados aos diversos tempos e circunstâncias.
Alguns destes cargos ou ofícios mais estreitamente ligados com a liturgia, quer dizer com o Culto Divino, foram pouco a pouco tidos como instituições prévias à recepção das Ordens Sagradas, concretamente ao Sacerdócio ou Presbiterato. Desta maneira o ostiariado, o leitorado, o exorcismado e o acolitado se consideraram na Igreja como ordens menores em relação ao diaconato, presbiterato e episcopado, que foram denominadas ordens maiores. Por regra geral para chegar ao diaconato se devia passar antes pelas ordens menores.
Entretanto o Papa Paulo VI, em consonância com o espírito do Concílio Vaticano II fez uma revisão destas ordens menores e realizou as seguintes adaptações:
-As ordens que até agora se chamavam menores, de agora em diante devem se chamar ministérios.
-Os ministérios podem confiar-se a fiéis leigos, e não se considerarão reservados unicamente para os aspirantes ao sacramento da Ordem sacerdotal.
-Os ministérios que se têm que conservar em toda a Igreja, adaptados às necessidades atuais serão o de leitor e o de acólito.
-Em harmonia com a tradição da Igreja a instituição de leitor e de acólito está reservada aos varões.
-Os ministérios são conferidos pelo Bispo mediante o rito litúrgico da instituição de leitor e da instituição de acólito.
-Para os que vão receber o diaconato e o sacerdócio, devem receber os ministérios de leitor e acólito e exercê-los durante um tempo adequado, para dispor-se melhor aos futuros ofícios da Palavra e do Altar.
Uma formação rigorosa e bem fundamentada nos estudos filosóficos e teológicos, principalmente no conhecimento da Sagrada Escritura, dos Padres e da Liturgia, implica por parte dos candidatos um empenho sério nos estudos, uma consciente preparação aos exames, para alcançar os graus acadêmicos.
Como sublinha o concílio, "o dom espiritual que os presbíteros receberam na ordenação uma preparação não para uma missão limitada e restrita, mas para uma imensa e universal missão de salvação até aos últimos confins da terra, dado que todo e qualquer ministério sacerdotal participa da mesma amplitude universal da missão confiada por Cristo aos Apóstolos". Clique aqui para ver a turma dos padres.